terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Chile de ônibus


Sim, embora não temos fronteira com o Chile, existem linhas internacionais de ônibus, que ligam principais metrópoles dos dois países (4-5 frequências semanais no total).

A brasileira PLUMA (operadoras de ônibus) 2-3 vezes por semana faz a rota de Rio de Janeiro a Santiago via São Paulo, Curitiba, Balneário de Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre, Uruguaiana. A chilena CHILEBUS INTERNACIONAL opera mesma rota 2 vezes por semana. A duração de viagem é quase 60 horas (percurso completo) e a travessia da Cordilheira dos Andes é a parte mais emocionante.

Para viajar pelo Chile, o ônibus também é uma boa opção. Alias, no sentido transversal à "régua chilena" é único meio de transporte público. É bem organizado, transparente. O índice de cumprimento dos horários é alto e os passageiros são também fiscais que controlam a velocidade: há velocímetros visíveis a todos.

Os 4 terminais intermunicipais da capital estão bem agrupados em torno da Estação Central Ferroviária. Não são estritamente especializados em grupos de destinos, em parte abrigam diferentes operadoras de ônibus.

1. Terminal de Buses Alameda, coordenadas Wikimapia. Integrado à estação de metro Universidade de Santiago (linha 1). Pertence a duas maiores empresas:
PULLMANhttp://www.pullman.cl
TUR-BUShttp://www.turbus.cl

2. Terminal de Buses Santiago, coordenadas Wikimapia está ao lado do Terminal Alameda e próximo à estação de metro Universidade de Santiago (linha 1). Abriga várias empresas de ônibus e serve muitos destinos, inclusive brasileiros. Consulte no site do terminal.

3. Terminal de Buses San Borja, coordenadas Wikimapia. Próximo à estação de metro Estación Central (linha 1).

4. Terminal de Buses Los Heroes, coordenadas Wikimapia. Próximo às estações de metro La Moneda (linha 1) e Los Heroes (integração das linhas 1 e 2).

Diretórios de links para principais empresas de ônibus:
http://omnilineas.cl/companies/index.html
http://www.terminalesdebuses.cl/buses-interurbanos.htm

Além das três apresentadas acima, deves ser destacadas as empresas:
TAS CHOAPAhttp://www.taschoapa.cl
PULLMAN DEL SUR - http://www.pdelsur.cl/
BUS-SUR - http://www.bus-sur.cl/
que operam também linhas internacionais.


Ilustrações


CHILEBUS INTERNACIONAL na rota para Brasil.


Santiago, Terminal Alameda, setor PULLMAN.


Santiago, Terminal Alameda, setor TUR-BUS.


Santiago, Terminal Alameda, setor TUR-BUS: no fundo à direita plataforma de embarque para Aeroporto Internacional.


TUR-BUS, CONDOR e PULLMAN na rota Santiago - Valparaíso

PULLMAN no Terminal de Valparaíso.


Fotos do autor
Atualizado 28.07.2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário