terça-feira, 29 de abril de 2014

PN Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás - GO

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, com área de 65 514 ha, fica no zona de cerrado de altitude (até 1600 m) e foi declarado pela UNESCO como parte de Patrimônio da Humanidade. O seu território é dividido entres municípios Alto Paraíso de Goiás - GO e Cavalcante - GO, mas a área de visitação é restrita à extremidade oeste, com único acesso pelo povoado São Jorge (240 km a norte da capital federal). Este distrito remoto possui alguma infraestrutura de hospedagem e alimentação, mas a principal base de apoio fica na zona urbana de Alto Paraíso de Goiás, 35 km antes. A cidade é pequena (7 mil habitantes), o acesso rodoviário de Brasília é fácil, portanto fica lotada nos feriados e nos fins de semana. Esta região atrai pela biodiversidade e pelas paisagens exuberantes, há vários rios com cânions e inúmeras cachoeiras e corredeiras, grutas e formações rochosas e outras maravilhas. A vegetação é muito rica e variada, com flores de cerrado enfeitando o ano todo.



Para chegar à portaria de São Jorge é melhor ir de carro, próprio ou alugado, já que nesta região de população rarefeita quase não existe opção de ônibus de linha. Não há necessidade em veículos off-road, as rodovias entre Brasília a Alto Paraíso de Goiás, BR-020 e GO-118, apresentam ótima pavimentação, e a GO-239 Alto Paraíso de Goiás - Niquelândia, que dá acesso a São Jorge, é uma boa estrada de cascalho, atualmente já em obras de asfaltamento. Dentro do parque só é possível fazer duas trilhas, com várias ramificações em cada: das cachoeiras e dos cânions. Em princípio, até cabem em um dia só, mas é melhor aproveitar com mais calma a primeira, deixando a segunda para dia seguinte, ou para outra visita.

O Parque está aberto à visitação de terça a domingo, entrada (das 08 às 12 h) e saída (até às 18 h) registradas em grupos, com assinatura de Termo de Responsabilidade. Os grupos podem ser formados no local mesmo, porém existe um limite diário: na trilha dos Saltos de 250 pessoas, e na Trilha dos Cânions de 200 pessoas, e nos feriados pode acontecer que não sobram vagas para quem chegou tarde. O estacionamento na estradinha de acesso à portaria nestes casos é bastante complicado. Portanto quem possa visitar este lugar de terça a sexta desfruta de maior tranquilidade. Em torno do Parque Nacional há várias outras atrações (cachoeiras, mirantes, etc.), espalhadas em reservas particulares - geralmente de acesso fácil, mas com entrada paga.

Principais atrações:
PN Chapada dos Veadeiros: Saltos 1 e 2 do Rio Preto (120 e 80 m), corredeiras - trilha 1;
PN Chapada dos Veadeiros: Cânions 1 e 2 do Rio Preto, corredeiras - trilha 2;
Cachoeiras na região de São Jorge: Raizama (5 km), Segredo (14 km) e outras;
Encontros das Aguas - a 20 km de São Jorge (Rios Tocantinzinho e São Miguel)
Vale da Lua - a 10 km de São Jorge;
Várias cachoeiras em reservas particulares da região de Cavalcante;
Mirantes em diversos pontos da Chapada;
Observação de aves e animais;

Destaques do "Guia 4 Rodas 2012":
2 de 4**** - CACHOEIRA DO SEGREDO; CÂNIONS 1 e 2 do RIO PRETO;

Relatos:
(em construção)




Mais fotos:
Álbum Picasa 2014
Álbum Facebook 2014



Links externos recomendados:
Descrição na Lista UNESCO - PN Chapada dos Veadeiros
PN Chapada dos Veadeiros no site oficial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ex-IBAMA)
Chapada dos Veadeiros na Wikipedia
Portal www.guiachapadaveadeiros.com
Portal www.chapadadosveadeiros.com
Portal turístico da pousada "Águas de Março", Vila de São Jorge
PN Chapada dos Veadeiros no site TripAdvisor
"Chapada dos Veadeiros - Guia de Informações" no Mochileiros.com
"Chapada dos Veadeiros - Perguntas e Respostas" no Mochileiros.com
Portaria São Jorge - Coordenadas Wikimapia
Salto 1 (e 2) - Coordenadas Wikimapia

Foto do autor
Atualizado 29.04.2014


...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário