segunda-feira, 23 de junho de 2014

Paraíso ecológico, nível 2: escoltas de golfinhos, templos de tubarões e tartarugas

Fernando de Noronha - PE

Depois de conquistamos a nossa base de apoio na ilha, podemos prosseguir com a exploração desse pedaço de paraíso. Agora já precisamos comprar o ingresso ao Parque Nacional (vale por 10 dias) e assim teremos o acesso ao porto também. Entre todas as excursões organizadas oferecidas em Fernando de Noronha, o que mais vale a pena é justamente esse passeio de 3 horas de barco ou catamarã pela costa norte, de preferência no período de manhã.


As variadas mas sempre espetaculares vistas da ilha do lado do mar, a exitante aproximação às ilhas menores e uma boa paradinha para mergulho são garantidas. E há ainda boas chances de encontros com grupos de golfinhos que são de fato donos deste pedaço de Oceano Atlântico. И встречи с несколькими стаями дельфинов тоже очень вероятны.


Cada grupo desses, chamado bando, tem cerca de uma dúzia de integrantes, e eles escoltam embarcações nas zonas próprias de domínio. Nadam bem perto, saltam, é um show. Já na distância maior pode ser possível avistar sinais de presença de baleias; А иногда ещё и китов вдали можно увидеть.

Depois de retorno ao porto e desembarque, uma boa pedida é conhecer a ponta leste da ilha, é bem perto. A aqui podemos curtir mais uma praia interessante, PRAIA ENSEADA DA CAIEIRA.


Não é recomendada para banho e bastante perigosa para nadar, mas oferece vistas inesquecíveis.


Entre porto e este mirante encontra-se o Museu de Tubarões, onde podemos aprender tudo sobre esses moradores das águas. começando com seu projeto estrutural, sistemas de navegação, de reposição de dentes desgastados e assim por diante...


A visitação é gratuita, tanto como de outro museu - de Tartarugas Marinhas. Esse segundo é localizado na Vila Boldró, ao lado do principal ponto de atendimento (basicamente caixas) do Parque Nacional.


O Museu de Tartarugas também dá muita atenção aos tubarões, mas expõe outros peixes grandes também. Até parecem vivos, flutuando sobre gramados de acesso à exposição principal.

A palavrão "Tubarão" é disparada a mais popular na ilha Fernando de Noronha, até o nome próprio a sua usina elétrica movida a óleo diesel é justamente Usina Tubarão. Já nos cardápios dos restaurantes pratos de tubarão dominam a pauta, ocupando pelo menos metade de todas posições. Portanto, o encontro de homem e tubarão em Fernando de Noronha normalmente é trágico para o segundo, mas no terceiro nível de aventuras por aqui haverá possibilidades de revanche, aguardem mais uma reportagem...

Fotos do autor, confira os álbuns completos.
Picasa 2013 - passeio de catamarã, golfinhos, Praia Enseada de Caieiras
Picasa 2013 - museus, estradas, bichos

Atualizado 23.06.2014


...cartão de visita Fernando de Noronha - PE, BRASIL
...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário