quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pádua, ITÁLIA

Importante cidade no norte da Itália, região Veneto. População mais de 210 mil habitantes (a sua área metropolitana soma mais que dobro disso), altitude 12 m. A lenda da sua fundação se refere ao ano 1132 a.C., desde então passaram várias fases relevantes da sua história: cultura paleo-veneziana, romana, invasão de bárbaros, Idade Média, República da Veneza (1405-1797)... A cidade ficou famosa por vários motivos, entre eles - uma da mais antigas universidades do Mundo, fundada em 1222. Em consequência disso ganhou também o mais antigo jardim botânico universitário (1545), tombado pela UNESCO como monumento de Patrimônio de Humanidade em 1997. No início do século XIII em Pádua passou seus últimos anos e faleceu o famoso franciscano português Santo Antonio, cujos restos mortais estão na basílica de nome dele. Os seus devotos vindos de todas parte do Mundo visitam este local durante o ano todo e em especial nas datas mais memoráveis. Já o século XIV deixou a herança de obras de Giotto expostas na Cappella degli Scrovegni. No centro histórico de Pádua há várias outras construções relevantes e até impressionantes, e deve ser mencionada também a maior praça urbana da Europa Ocidental - antiga e bonita Prato della Valle (88620 m²)



A infraestrutura de hospedagem de Pádua é excelente e oferece alternativas de bom custo-benefício até para visitantes da vizinha Veneza (40 km ao leste). Há muitos hotéis no setor entre o Centro Histórico e os terminais ferroviário e rodoviário, que ficam do lado norte e bastante próximo. Os trens expressos e regionais e as linhas de ônibus ligam Pádua às várias cidades da região e do país, e a frequência de circulação nas rotas mais importantes e muito boa.

Principais atrações:
Pontificia basilica di Sant'Antonio di Padova (1232-1310) com restos mortais do Santo Antonio (1195-1231) Cappella degli Scrovegni (1303-1305) com afrescos de Giotto e de outros pintores famosos da época;
Basilica abbaziale di Santa Giustina (1606) e muitas outras igrejas antigas e imponentes;
Orto botanico (Jardim Botânico) - patrimônio de Humanidade UNESCO;
Palazzo della Ragione (prefeitura), Palazzo del Bo (antiga sede da universidade) e outros palácios;
Vários outros museus e monumentos;
Prato della Valle, Piazza della Frutta, Piazza dei Signori e outras praças da região central;
Castello Carrarese (IX-XIV séc.); restos do primeiro muro da cidade (1195-1210) Locais ligados às obra de Shakespeare;
Excursões na região: vinícolas e cidades vizinhas: Veneza, Vicenza, Ferrara, Verona.

Relatos:
(em construção)




Fotos:
Álbum Picasa 2012 - Pádua



Links externos recomendados:
Descrição na Lista UNESCO - Jardim Botânico de Pádua
Wikipedia: Pádua (it.)
Portal turístico oficial de Pádua
Transporte público de Pádua
Ônibus circular turístico de Pádua
Pádua - Lonely Planet
Pádua - Trip Advisor
Pádua - Coordenadas Wikimapia

Atualizado 18.09.2014


...lista ITÁLIA
...página EURÁSIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário